Como Usar o Conteúdo nas Mídias Sociais Para Obter Vendas

ID-100197240

Marketing de conteúdo

 

Estratégias otimizadas de marketing de mídias sociais envolvem muito mais do que simplesmente mostrar a sua marca. Conteúdo é o rei e marketing bem direcionado e aplicado a este, a sua maior vantagem. Vamos incorporar o que sabemos sobre o ciclo de vendas para ajudá-lo a alcançar o máximo de resultados.

Cada marca e negócio precisa ter uma estratégia bem definida de marketing de mídia social, a fim de competir e ter sucesso no mercado de hoje. Um número crescente de transações são gerados e a sua conclusão através de canais digitais e compras on-line está se tornando cada vez mais popular. Em 2015, as vendas de varejo de e-commerce em todo o mundo totalizaram 1,67 trilhões de dólares. Em 2018, esse número deverá crescer para 3,02 trilhões de dólares.

Uma forma altamente eficaz com a qual você pode cultivar uma vantagem competitiva necessária para o seu sucesso, é fortalecer sua habilidade digital, fazendo o treinamento essencial em Marketing de Mídias Sociais.

É muito fácil para alavancar algum deste sucesso de vendas para o seu negócio. Tudo que você precisa é uma estratégia inteligente de mídia social. Uma vez que você tenha isso afinado, você pode usar conteúdo específico, segmentado, dentro dessa estratégia para aumentar as vendas e alcançar os seus objetivos de negócio!

 

 

Você está familiarizado com o ciclo de vendas?

O ciclo de vendas, ou o ciclo de compra, descreve o processo entre a identificação de um potencial cliente até que este complete uma transação e acrescentamos ainda a sua fidelização. Em outras palavras, é um processo pelo qual os leads são capturados e alimentados.

As pesquisas de mercado mostram que metade de todos os leads gerados não estão imediatamente prontos para comprar; com marketing inteligente, estes leads são nutridos e encorajados a concluir o processo.

O ciclo de vendas, ou ciclo de compra, compreende as seguintes etapas para o consumidor:

1. A percepção da marca / descoberta:
O consumidor em primeiro lugar ganha consciência de seu produto ou serviço. Isso geralmente é feito através do boca a boca, a colocação de produto, publicidade ou de uma pesquisa orientada por parte do consumidor.

2. Consideração e pesquisa:
Conhecido também como processo de seleção. Com uma vasta gama de produtos e serviços à sua escolha, os consumidores exploram as suas opções para chegar a uma preferência pessoal e mais perto de uma decisão sobre se eles vão comprar e qual produto ou serviço que vão escolher.

3. Validação:
Esta é a mais extensa fase do processo de compra para os consumidores. O produto ou serviço que escolheram será validado de várias maneiras:

a. Educação

Os consumidores educarem-se sobre o produto, como pretendem usá-lo, e como ele irá trabalhar para eles. Isto pode ser conseguido através de assistir vídeos do YouTube, por exemplo, ou a explorar sites da empresa.

b. Aprovação da rede

Em outras palavras, a aprovação de amigos, familiares e colegas. Este é o lugar onde o poder da marca vem à tona. Especialmente para aqueles consumidores que estão voltados para marca, a aprovação pode ser baseada somente na marca, em vez de nos prós ou contras do produto em si.

c. Comentários de terceiros

Ao ler avaliações online e comentários, os consumidores ganham mais uma validação de que o produto que lhes interessa é bom para eles. Opiniões positivas on-line são uma força poderosa no processo de vendas para tudo, desde carros a livros, e até mesmo para serviços, tais como atendimento ao cliente. Comentários podem fazer ou quebrar uma venda.

4. Decisão de comprar:
Aqui o consumidor está pronto para finalizar sua compra. O processo tem de ser fácil para eles a fazerem! Uma vez que a compra foi concluída, o caminho está pavimentado para serem geradas vendas futuras.

Como pode o conteúdo em mídia social impulsionar as vendas?

A mídia social ajuda uma empresa ou marca a impulsionar as vendas por se envolver com os consumidores no início do ciclo de vendas, bem como mediante a promoção, manutenção e crescimento das relações consumidor-marca. É também muito valioso para demonstrar a percepção da marca no mercado em que seus clientes estão.

A pesquisa mostrou que 87 por cento dos clientes B2B pesquisam ambos – produtos e serviços – em mídias sociais antes de tomarem a sua decisão final. Vinte anos atrás, ter um site era o ponto de referência para uma organização legítima; hoje, ter uma presença na mídia social é crucial e as empresas são julgadas sobre como sua marca é apresentada online.

Não é suficiente simplesmente configurar algumas contas em redes sociais e esperar para começar imediatamente a geração de leads e fechar vendas. Todos os seguidores, gostos, comentários e ações no mundo não vão se traduzir em lucros para a sua marca, a menos que capitalize esta relação!

Então, como você pode fazer isso?

– engajamento direcionado para os clientes atuais e potenciais
– demonstrando valor
– Diferenciando a sua marca de seus concorrentes

Quando você preencher a lacuna entre o consumidor, a plataforma de mídia social e o processo de ciclo de vendas, o valor do marketing de mídia social é reforçado.
No grande esquema das coisas, são relativamente poucas as compras que são feitas puramente baseadas em mensagens de mídia social. Então, qual é o ponto?

Venda social é simplesmente uma ferramenta adicional que você pode usar para expor as necessidades e desejos de seu cliente, mostrar o valor do seu produto, dar e expor a sua identidade de marca, e diferenciar a sua marca das outras.

O ciclo de vendas a partir da perspectiva de um fornecedor

Para o fornecedor, o processo de venda é um pouco mais complicado do que é para o consumidor:

– Criação de consciência e de geração de leads
– Nutrir leads
– Construir a reputação da marca
– Aceleração
– defesa
– Segmentação e métricas

Todas essas etapas podem ser melhoradas através dos canais de mídia social da sua marca. A idéia é capturar os seu leads e guiá-los através do processo de vendas até à conclusão. Idealmente, então eles vão deixar feedback positivo e ajudar a gerar novos leads.

O modelo tradicional de vendas envolvia a geração de leads e canalização através do funil para o fechamento da venda. Na era digital de hoje, a jornada de decisão do cliente mudou, para um ciclo de experimentar, defesa, consideração, avaliação e compra, sendo o vínculo com a marca um passo muito importante. O consumidor está muito mais no controle.

Então, como você pode usar sua presença na mídia social para completar o ciclo de vendas? Através de conteúdos de qualidade e eficazes.

Conteúdo de topo fecha o negócio

A abordagem para o conteúdo tem de basear-se nas etapas do ciclo de vendas. Você precisa fornecer o conteúdo que é aplicável à fase do processo em que o comprador se encontra. Isto significa ir fornecendo mensagens que incorporam cada uma de todas as fases nos momentos certos.

A percepção da marca
O conteúdo deve ser leve, conciso mas informativo, apelativo e atraente para gerar leads. Deve ser relevante para a sua indústria em relação a um produto específico. Ele mostra aos consumidores que eles precisam do que você está vendendo. O conteúdo pode incluir vídeos, infográficos, imagens, dicas ou posts de blogs – tudo com a finalidade de aumentar o engajamento!

Consideração e pesquisa
Suas ligações agora estão conscientes de sua marca e produto. O conteúdo deve demonstrar as vantagens do produto, assim como as desvantagens de não o ter. Construir credibilidade da marca através de um conteúdo valioso – links para posts de blogs informativos, por exemplo. Pesquisas com amostragem em posts, fazer perguntas, fazer apresentações e pedir feedback: O objectivo é incentivar o envolvimento e resposta.

Validação
Reforçar os benefícios de seu produto. Inclui comparações, testes gratuitos ou brindes prêmio. Os eventos podem ser muito eficaz também. Conteúdo gerado pelo consumidor pode ser extremamente eficaz e tudo isso contribui para a familiaridade com a marca.

Decisão de compra
Incluir comentários, histórias de sucesso, dicas de utilização, depoimentos, etc. Envolver-se com seus seguidores para criar um relacionamento pessoal. Agradecer-lhes por sua compra e se for caso disso, fazer novas vendas – up sell.

Após a compra
Incentivar a lealdade e repetição de compras. Peça feedback e mostre que você valoriza as opiniões dos seus clientes. Recompense a lealdade continua de uma forma tangível. Dê recompensas para referências e responda a todos os pedidos de apoio ao cliente, através da mídia social.

A chave para o marketing direcionado através das mídias sociais é interagir. Em primeiro lugar, se envolver com os consumidores, em seguida, ir para o negócio de venda.

Um público envolvido vai visitar mais os seus perfis de redes sociais, compartilhá-los com os outros, e lembrar a sua marca, quando chega a hora de comprar.

 

3 coisas extra que você precisa saber

1. A importância de contar histórias
Uma boa narrativa de mídia social irá identificar e aguçar a identidade da sua marca, para destacá-lo da sua concorrência e melhorar a sua posição de partida. Ela constrói um relacionamento com o consumidor. Portanto, escolha uma mensagem compreensível e coerente para entregar ao seu público-alvo, seja criativo na forma como esta mensagem é transmitida e selecione a plataforma narrativa da mídia social que funciona para a sua marca. Use palavras, imagens, sons e vídeos. Seja autêntico, universal, e claro, desfrute de contar a sua história!

2. Faça uma estratégia de mídia social disruptiva:
A influência das mídias sociais tem ao longo dos últimos anos, disparado. É hora de entrar na onda e aprender a usá-la para sua vantagem. Se você é um comerciante B2B, Linkedin deve ser a sua plataforma, por exemplo. Nós podemos mostrar-lhe como criar e executar uma estratégia de mídia social adaptado às necessidades e objetivos de sua empresa.

3. Aprenda com seus erros:
Até certo ponto, o processo será tentativa e erro quando você começar, e aprender com seus erros é uma parte valiosa e importante do processo. Aplicar as orientações acima mencionadas para a sua própria estratégia de engajamento de mídia social e definir o que funciona melhor para você e sua marca. Uma boa estratégia de marketing de mídia social, irá facilitar altos níveis de engajamento do público e gerar resultados mensuráveis significativos. Antes que você perceba, você vai ser um profissional de vendas sociais!

Não espere mais para aumentar as suas vendas. Contate-nos para Formação, Consultoria ou Gestão de páginas e Campanhas,

 

Para estar sempre atualizado com os melhores

conteúdos no seu email, cadastre-se aqui:

Não faço Spam nem cedo o seu contato a ninguém.

 

Renato Ferreira

(41) 99787166

renato@marketing-conteudo.com

 

 

Fonte:
Traduzido, revisado e adaptado de Adam Houlahan in “Digital Marketing Institute”

1 Comments

  1. Pingback: Como o EdgeRank do Facebook, pode contribuir para aumentar as suas vendas? | Inbound Marketing - Consultor

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation