Como o EdgeRank do Facebook, pode contribuir para aumentar as suas vendas?

cropped-Logo-Inbound-Marketing-Consultor1-1.png

O que é EdgeRank do Facebook?

O Edge Rank é um algoritmo que determina qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página.

Através do EdgeRank, cada post que é publicado recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Se a pontuação é baixa, muitas pessoas não irão vê-lo. Inversamente, se a pontuação é alta, maior é a distribuição do post e consequentemente maior será o destaque dado a ele.

O fato de você postar uma atualização de status na timeline, não quer dizer que obrigatoriamente ela será distribuída para cada um de seus fãs, no caso das páginas, ou amigos no caso de perfis. É o EdgeRank que determina quais as mensagens que serão mostradas, e a quantos utilizadores serão mostradas no Newsfeed. Por isso, o EdgeRank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade dentro do Facebook.

O Facebook está interessado em conteúdo de qualidade e variedade. E a mais recente mudança do algoritmo penaliza os responsáveis por páginas que publicam grandes avalanches de conteúdo em seu feed.

O cálculo do EdgeRank é baseado em três fatores :

Afinidade

Representa a quantidade de interações que cada post recebe. A quantidade de pessoas, fãs ou amigos, que curtem, comentam e visualizam fotos e vídeos é determinante nesse critério. Perfis que costumam interagir com os post de sua página ou perfil, terão uma probabilidade maior de ver sua mensagem exibida na Timeline deles

Peso do Conteúdo

O Facebook atribui um peso para cada tipo de conteúdo. As
fotos e os vídeos têm um peso maior que textos e links. Com base nesse critério de cálculo para o EdgeRank, os conteúdos mais interativos, tem uma melhor chance de conseguir uma boa propagação e consequentemente uma maior relevância para o perfil ou página.

Tempo de Publicação

Velocidade é tudo em termos de comunicação, por isso, o Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes, o que faz todo sentido. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de EdgeRank.

Como melhorar o seu EdgeRank:

Algumas dicas para melhorar a sua pontuação e consequentemente o resultado das suas campanhas de marketing nas mídias sociais:

Conteúdo de Maior Engajamento

Quanto maior o engajamento, maior o EdgeRank, por isso esse é o melhor conteúdo para ser postado. Evite colocar conteúdo para “marcar presença”. Se você não tem conteúdo, busque em outro lugar, publicando assuntos afins de forma a enriquecer o seu time line.

Conteúdo de Maior Peso

Como vimos acima, fotos e vídeos têm um peso maior em termos de EdgeRank. Por isso, dê preferência a esse tipo de conteúdo em suas postagens, mas não se esqueça de variar o seu conteúdo para torná-lo ainda mais atraente

Mensure seus resultados

O Facebook possui Insigths para os administradores da página, que mostra a quantidade de visualização de cada publicação, os cliques e interações.

A partir dessa análise é mais fácil conferir quais os tipos de postagens que causam mais interações e filtrar a forma como o conteúdo será disseminado na timeline da marca.

Um maior EdgeRank, reflexo de um maior engajamento da sua audiência, vai permitir aumentar a sua captação de leads e com recurso a um bom funil de marketing e vendas, aumentar as suas taxas de conversão e vendas.

O recurso a um serviço de consultoria especializada pode aumentar muito os seus resultados e transformar o marketing num investimento em vez de uma despesa, aumentando o seu MROI.

Agora você já sabe o que é EdgeRank? Como o vai usar para melhorar os seus resultados no Facebook? Deixe os seus comentários aqui…

 

Para estar sempre atualizado com os melhores

conteúdos no seu email, cadastre-se aqui:

Não faço Spam nem cedo o seu contato a ninguém.

 

Para mais informações contate:

Renato Ferreira
(41) 99787166
renato@marketing-conteudo.com

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation