Marketing nas Redes Sociais com Orçamento Limitado: 4 Dicas Que Funcionam

Escrito por Neil Patel em julho 12, 2016

social media budget

Você tem um orçamento de marketing?

O quanto desse valor você direciona para o marketing nas redes sociais?

De acordo com a Fuqua School of Business da Universidade de Duke, profissionais de marketing estão direcionando aproximadamente 10% do seu orçamento para redes sociais.

E, espera-se que 13,2% da média do orçamento de marketing seja direcionado para redes sociais nos próximos 12 meses.

Cada ação que você realiza nas mídias sociais deve ser dirigida por uma estratégia.

Muitas vezes, quando você está com o orçamento limitado, tomar decisões apropriadas sobre qual ponto do marketing nas redes sociais você precisa investir mais pode ser desafiador.

A principal questão não é o quanto você tem de orçamento e sim como você pretende gastá-lo.

Algumas marcas gastam milhões em marketing, enquanto outras gastam algumas centenas em dólares e incorporam métodos promocionais gratuitos.

As redes sociais evoluíram de serem plataformas onde você conhece novos amigos para se tornarem um centro de negócios – uma forma de promover a sua empresa e aumentar os rendimentos.

Quer realizar uma campanha de marketing nas redes sociais com um orçamento limitado? Então siga estes 4 passos.

A verdade é que a grande parte das despesas do marketing digital vai para a criação de conteúdo, SEO, etc.

Porém, outro caminho essencial para adquirir novas leads e vendas são as mídias sociais. 

Jenelle McCleary concorda que investir em marketing nas redes sociais é tão importante quanto o SEO. Especificamente, 25%  do seu investimento total deve ser utilizado em ambos os canais de marketing, se você quiser se destacar e fazer com que sua mensagem seja entendida.  

image11

Quando você está com um orçamento apertado, é ainda mais importante gastar da forma correta.

Se você tem $100 dólares para investir em marketing nas redes sociais, o que você investir irá determinar onde você irá chegar.

Então aqui estão 4 passos para trabalhar com marketing nas redes sociais com um orçamento limitado:

1. Defina o seu público-alvo: Não fale com todo mundo.

Com quem você fala determina a resposta que você obtém.

Independente do tamanho do seu negócio, antes de você investir dinheiro, tempo e recursos em mídia social, você precisa saber o porquê você está ali – e quem é o seupúblico-alvo.

Primeiro, não faça marketing nas redes sociais se você pensa que é uma forma rápida de construir um negócio lucrativo.

Claro, redes sociais podem influenciar um usuário em suas decisões de compra. Afinal, 47% dos americanos que foram entrevistados disseram que o Facebook tem um impacto muito grande na decisão de compra deles (comparado a apenas 24% em 2011).

No entanto, o foco não é obter a venda, mas ganhar confiança das pessoas, para que eles comprem hoje, voltem amanhã e digam aos outros sobre a sua marca.

Se você está fazendo isso somente porque os seus concorrentes então anunciando nas mídias sociais, então você ficará preso na sombra de outras pessoas.

Pior, se você planeja investir em mídias sociais porque você quer vender um produto em vez de construir relacionamentos, é hora dar uma pausa e reconsiderar.

Sim, você pode vender um produto usando as mídias sociais, mas relacionamentos vêm primeiro.  

Provavelmente, as intenções erradas que empresas, marcas e profissionais de marketing têm a respeito do marketing nas redes sociais, nasceram da ignorância. Isto é, em parte, o motivo pelo qual elas falham na hora que definir o seu público-alvo.

É onde você deve começar — definindo o seu público-alvo. Esta é a essência de uma estratégia efetiva nas redes sociais.

Lembre-se de que marketing nas redes sociais tem a ver com relacionamento, que se traduz em engajamento.

A questão é, “você quer criar engajamento com quem?”

John Haydon listou 5 formas diferentes de criar engajamento que são parte da sua rede social escolhida e ele sugeriu maneiras que você pode usar para criar engajamento:

image00

Vamos ponderar essas formas de criar engajamento com mais detalhes:

i). Difusores: São pessoas que irão alavancar o que você compartilhou (seus posts) e criar algo único e estreitamente ligado ao que os seus fãs querem nas redes sociais.

Essas pessoas são amplificadoras. Elas podem pegar um ideia que você compartilhou e expandi-la. São um dos melhores tipos de usuários para se conectarem nas redes sociais.

Dica rápida: Como regra de ouro, compartilhe estudos de casos, dados exclusivos, pensamentos importantes, tendências e ideias épicas. Dessa forma, você terá a atenção dos difusores – porque é o que eles estão procurando.

image08

ii). Melhore amigos: São influenciadores fortes de pessoas que eles conhecem pessoalmente. Isso significa que eles gastam tempo relacionando com a própria audiência (ex: fãs, clientes e amigos).

Consequentemente, seus fãs confiam neles profundamente. Como influenciadores, se essas pessoas compartilham a sua ideia na rede social, isso pode te trazer novos negócios (leads, vendas e receita).

Dica rápida: Seja honesto e transparente, se você quiser alcançar e inspirar os melhores amigos, porque eles valorizam o relacionamento com a audiência mais do que qualquer outra coisa. Eles andarão uma milha a mais para provar a autenticidade e a fonte dos seus dados/resultados.Eles podem trabalhar a seu favor ou contra. Quando compartilham bom conteúdo com seus fãs, você terá novos negócios. Por outro lado, se acontecer deles compartilharem histórias negativas sobre a sua marca, você terá sérios problemas.

iii). Scout’s Honor: Essas pessoas ganharam a confiança da audiência delas nas redes sociais.

Você pode se aproximar dessas pessoas nas redes sociais caso você tenha uma grande ideia para compartilhar. Mas ofereça algo de valor social primeiro (ex: retweets, reviews positivos, menções da marca) antes de fazer o pedido.

image18

iv). Opinativos: Essas pessoas querem fazer parte da sua causa. São influenciadoras — mas para obter a atenção delas, você tem que ser esperto.

Peça a elas para comentarem sobre o seu novo livro ou as convide para sua conferência, para participar ou liderar uma sessão. Se possível, envolva essas pessoas em seu novo projeto.

No momento em que você fizer algo assim, elas irão com todo prazer contar para outras pessoas sobre a sua marca nas redes sociais.

v). Informantes: Esses engajadores compartilham informações com as suas redes sociais. Quando encontram uma fonte valiosa, acabam compartilhando com a audiência deles.

Certifique-se de que os seus títulos sejam atraentes e vantajosos. É assim que seobtém a atenção de “informantes sociais.”

Lembre-se, nem todos no Facebook são o seu público-alvo.

Se você é um consultor empresarial, por exemplo, você pode pensar que todo dono de empresa é o seu cliente ideal, mas isso não é verdade. Aqui estão 10 questões para ajudá-lo a definir o seu cliente ideal:

image14

Penso que o melhor lugar para começar é desenvolver a sua user persona. Nós muitas vezes referimos como “buyer persona,” mas eu quero que você elimine a palavra “buyer” por agora e foque no usuário.

Aqui está um exemplo de simulação do user persona do Clark Andrew. Observe as seções de motivações, objetivos, frustrações, personalidade e tecnologia. Isso constitui a essência do que faz o Andrew ser tanto a pessoa certa ou errada para ser o alvo na rede social – dependendo dos seus próprios objetivos de negócio.

image05

Por que você deve focar no usuário, em vez do comprador? Bom, é bem mais fácil construir relacionamentos por meio do marketing nas redes sociais, e então gradualmente transformar aquele relacionamento em uma transação ao longo do tempo.

O seu user persona é simplesmente a representação esquematizada da pessoa que você quer alcançar na rede social.

Equipado com os 5 tipos diferentes de pessoas que já estão nas redes sociais, você pode facilmente desenvolver o seu user persona social.

image03

2. Selecione os canais de mídias sociais que tenham uma cultura.  

Cultura é estilo de vida.Quando se trata de mídias sociais, todo canal tem a sua cultura própria estabelecida –  eles esperam que usuários e anunciantes se aproximem de suas plataforma de uma maneira similar.

Distribuir os seus ovos em vários cestos provavelmente não irá produzir resultados para você. Foco é a chave.Quando se trata de canais de mídias sociais, ter uma “estratégia menos é mais,” te trará melhores resultados.

image07

Qual canal de mídia social funcionará melhor para você?

Não há o “melhor canal de mídia social” universal. Mas existe o canal correto para o seu tipo de negócio. Apenas entenda como cada uma funciona e você estará apto a maximizar o seu investimento.

Sem dúvidas, as redes sociais evoluíram com o passar dos anos. Por exemplo, o Facebook evoluiu de uma simples plataforma de publicidade de PPC para um banco de dados de informações sobre a percepção do público, demografias e mais.

image04

Quando funções como o Públicos Personalizados e o LookAlike Audience do Facebook Ads foram lançados, se tornou muito fácil criar campanhas direcionadas a um grupo de pessoas.

Com a ferramenta Power Editor, você pode facilmente carregar a sua lista de inscritos (em formato CSV ou TXT). Então o Facebook irá conciliar a sua lista com aqueles na base de dados e enviar suas propagandas para a nova lista.

O lado negativo é que, como você está com um orçamento limitado, o Facebook pode não gerar os melhores resultados pra você. Pode ser o Instagram.

Ainda não obtive rendimentos significativos no Facebook, mas gerei $332,640 em 3 meses de Instagram.

image16

Mas não pensem que paguei o Instagram para promover o meu negócio.

Utilizei uma estratégia diferente, porque eu não queria desperdiçar dinheiro baseados em cliques. Veja como eu e outras pessoas ganhamos dinheiro promovendo nossos negócios no Instagram:

O truque que aprendi é que você tem que encontrar perfis sociais populares que não estão ganhando dinheiro, mas que desejam promover os seus produtos e serviços. Eu sei que parece fácil, mas de fato não é só isso.

Por meio dessa aproximação incomum, eu consegui gerar mais de $332k dólares em 3 meses no Instagram. Mas eu não sou o único.

Dan Fleyshman, o co-fundador do UWheels, gerou mais de milhões de dólares, tendo modelos populares no Instagram e celebridades postando sobre os produtos dele.

image02

Resumindo, você pode ter que gastar algum dinheiro com os maiores canais de propagandas nas redes sociais.

Eu acredito fortemente que, realizar campanhas e testar tudo, é a melhor forma de apurar se você deve se a apoiar a um canal.  

3. Crie uma proposta de valor acessível

Uma proposta de valor é simplesmente uma promessa de valor. Isso faz você se destacar da concorrência.

Para conseguir que clientes considerem mudar o status quo, você deve dar a eles uma boa razão,

diz Jim Konrath.

image15

Se você quer que a sua proposta de valor funcione, você deve:

  • Ser relevante
  • Ser visualmente atraente
  • Ser claro e conciso
  • Incluir um call-to-action

Se você quer promover um produto em particular usando as propagandas do Facebook ou PPC do Instagram, você precisa se diferenciar dos produtos similares.

Por que pessoas visitariam ou curtiriam a sua fan page, quando se tem muitas outras páginas para se gostar e seguir?

Por exemplo, uma das razões que o Michael Hyatt é bem-sucedido promovendo a página dele é porque ele dá um ebook valioso, o Maximize Your Message. Tudo que o usuário precisa fazer é se inscrever e fazer o download.

image13

Quando você anuncia no Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn, a proposta de valor é o que motiva o usuário a clicar na sua propaganda.

Oferecer um desconto de 20% pode ser um fator motivador para obter cliques e vendas. Ou talvez um depoimento de um cliente seja melhor pra você. Qualquer coisa que retrate os fortes benefícios que o seu produto oferece, é importante.

4. Desenvolva diferentes tipos de conteúdo, depois acompanhe o desempenho.

Qual é o tipo de conteúdo ideal para compartilhamento social?

Novamente, não existe uma resposta simples e direta. Você deve testar por si mesmo.

O Vertical Response descobriu que o fator que consome mais tempo no gerenciamento de mídias sociais é “encontrar & postar conteúdo.”

image06

Fazer marketing nas redes sociais com orçamento requer uma abordagem flexível. Você não tem que aderir somente ao conteúdo escrito.

A verdade é que a maioria do seu público-alvo nessas redes sociais prefere mais assistir vídeo a lerem textos. Se você ignorar essa preferência, irá no final das contas desperdiçar dinheiro.Confie em mim, você precisa encontrar ideias matadoras para o seu conteúdo nas mídias sociais.

Se clicam na sua propaganda porque você está abordando o mesmo assunto em que eles se interessam, mas o formato do seu conteúdo não os atrai, eles irão embora sem trazerem lucro.

E falando em criar diferentes tipos de conteúdo, se você quer exclusivamente alcançar negócios profissionais, então o LinkedIn é o melhor canal de mídia social para você. Você realmente precisa conhecer qual o melhor tipo de conteúdo para postar nas redes sociais.

image19

Posso garantir que você não verá imagem de gatos fofos no LinkedIn, ao menos que isso comprove um ponto relacionado a um negócio.

A maioria dos CEOs não confia em redes sociais. Eles discutem que, para obterem leads de redes sociais é difícil, mas isso só é verdade se você criar o tipo de conteúdo errado.

Dados da HubSpot mostram que, em 2013, aproximadamente 52% de todos os profissionais de marketing entrevistados na verdade obtiveram leads do Facebook. Esse número quase dobrou em 2015.

image12

Além de conteúdo escrito, tais como artigos e postagens no blog, você deve considerar criar vídeos de tutoriais, infográficos, podcasts e outros conteúdos de mídia.

Acima de tudo, “Adapte o conteúdo da sua mídia social para cada plataforma.” E sempre tenha um visual bonito e relevante nos conteúdos que você compartilha nas redes sociais.

image09

Quando você anuncia nos canais de PPC de mídias sociais, use artigos visuais para captar a atenção dos usuários.

Na verdade, quando for otimizar conteúdo para redes sociais, você deve quase sempre usar imagens para obter mais compartilhamentos, tweets e retweets, comentários e etc.

image17

Conclusão

Gaste o seu orçamento de marketing nas mídias sociais de forma sábia.

Lembre-se de ampliar o seu alcance, promovendo a sua presença social em diferentes plataformas. Você também precisa desenvolver uma página/sinergia social e construir relevância.

Em outras palavras, as suas landing pages, as fan pages e outros perfis de mídias sociais devem todos se alinhar uns com os outros.

Para ser capaz de replicar o seu sucesso, ou saber quando parar de usar um canal ou tática em particular, você precisa documentar e medir os resultados da sua estratégia.

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Marketing de Conteúdo, descobriu que marcas que registram suas estratégias de mídias sociais são mais confiantes e efetivas em atingir os seu objetivos.

Eles também estão aptos a justificar o orçamento de marketing  para os gestores.

Use esses 4 passos para obter melhores resultados do seu orçamento de marketing nas redes sociais. Aprenda como desenvolver um bom plano de marketing nas redes sociais.

Atualmente você investe dinheiro em marketing nas redes sociais? Qual é a sua experiência?

Fonte: Neil Patel

Para estar sempre atualizado com os melhores

conteúdos no seu email, cadastre-se aqui:

Não faço Spam nem cedo o seu contato a ninguém.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation